quinta-feira, 31 de outubro de 2013

9ª BIENAL DO MERCOSUL NO MARGS

Na saída de campo visitamos as obras da 9a Bienal do Mercosul instaladas no MARGS.
Cotejamos as abordagens das aulas com as obras e instalações, observando tema, assunto, recursos, volumetria, as relações entre a obra e o espaço expositivo, iluminação; as relações entre as obras e as condições de aproximação física dos públicos. Fotos Arthur Becker.
Chamaram atenção por suas características duas principais obras:

1º PISO:
Contornar essa obra é uma experiência interessante devido entre outros às contraposições de apelo estético entre a obra e o espaço do Museu; entre a proposta do autor, finalmente realizada nestas dimensões e a materialidade discursiva da arquitetura do Museu. Há toda uma evocação a uma experiência orgânica que seria adentrar uma caverna o que é ligeiramente frustrante pois a geometria dos detalhes da obra nos relembram o tempo todo que se trata de um artefato cultural.
BAT CAVE
Tony Smith
















2º PISO: 
A aproximação desta obra foi especialmente provocativa, pelas características de lembrar uma gravura tridimensional suspensa, pelas possibilidades interativas dos artefatos envolvidos, pela mediação que a obra possibilita...Comentou-se inclusive que dentre as várias possibilidades de montagem da obra, os artistas foram muito felizes na proposta escolhida pois ela despertou vontades de interconexão e curiosidade.
TRANSMISSÃO DE DEZ MINUTOS e a Estação Espacial Internacional
 ALLORA E CALZADILLA











Voltamos lá no último sábado de Bienal, com a 59ª Feira do Livro acontecendo em paralelo, desta vez com um radioamador habilitado para interagir com a obra de Allora e Calzadilla. No domingo fizemos uma transmissão remota nos comunicando com a estação licenciada da Bienal, prefixo PY3 BIE:



Depois fiquei sabendo que tem disponível este vídeo gravado na ISS com o pessoal de lá falando das dificuldades de fazer contato com a terra a partir da estação NA1 ISS, prefixo da estação da ISS.
No fundo da imagem do vídeo aparece um PC com o orbitron, software que permite acompanhar o deslocamento da ISS e saber onde ela está orbitando. Para quem quiser aprofundar um pouco mais no assunto pode procurar o pessoal da LABRE RS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário